sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Meios de transporte

Uma das coisas que mais de deixou impressionada aqui foi exatamente isso (me lembrei da epoca da escola quando a professora ensinava sobre...)
Enfim, eh uma verdade que aqui isso funciona muito bem. Eu adoraaaava pegar o busao logo cedo pra ir pra escola, desejar bom dia ao motorista, ver Granville Island e Stanley Park ao fundo.. ai.. bela maneira de comecar bem o dia.
O onibus em si eh muito diferente do que circula em SP. Ele nao tem degrau algum pra vc subir. Ao contrario, pelo fato de ser TODOS adaptados para cadeirantes: ele sobe e desce para facilitar a entrada e saida e tambem facilita a vida dos idosos.
Soh por esse aspecto da para perceber que aqui o ser humano eh mto valorizado.
Nao ha cobrador, nem catraca: Ou vc mostra a sua carteirinha que eh como um passe que vc compra no comeco do mes, ou voce coloca na maquininha CAD$ 2.50 (mto mais caro que no Brasil), ou vc compra um "book" com 10 passagens. *
(mas se vc nao tiver todo o dinheiro... e o moto estiver de bem com a vida - o que nao eh dificil- ele deixa vc entrar) .
Com essa passagem* vc tem uma hora para fazer baldiacao com outro onibus ou com o Sky Train, caso seja necessario.
Esse Sky Train eh um caso a parte. Eh como se fosse o metro, mas eh na superficie. Nao tem 'motoroista'. e sao poucos vagoes, mas o tempo de espera eh curto.
Eu so usei umas 3 vezes e confesso que em duas eu nao paguei. E eh simples: nao tem catraca!!!!! Eu sei que isso eh feio, mas foi mais forte do que eu. E eu tambem, de verdade, nao sei bem como usar... tipo eu tinha o passe mensal.. achei que era o suficiente, in fact... nem sei se eh: como eu disse: nao sei usar e ponto.
Ainda tem o Canada Line (que dizem ser muito chique) e o Seaboat. Prometo utilizah-los para contar depois!!
Ahhh! Voltando para os onibus: aqui o povo adora uma bike. Entao, se vc quiser pegar o onibus com ela sem problema. Na parte dianteira, pelo lado de fora, existe um suporte espeficico para isso.
O motorista (e os passageiros) esperam tranquilamente. Sem pressa alguma. Alias, pressa aqui nao existe....

(Deve ter algum (ns) erros de portugues, e nao tem acento pq nao to no meu pc... portanto releve!!)

1 E o que você sabe?:

Sandrinha disse...

Dá para perceber como você está indo bem. E como está se adaptando bem ao lugar.

Muita sorte, querida!