sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Coisas daqui

Eu adoro atravessar a rua e os carros pararem. Não (só) porque sou bonita, mas porque tenho o preferência para atravessar a rua.
Eu adoro chegar em uma loja e a vendedora ou o caixa whatever me perguntar como estou e soar sincero.
Eu adoro pegar o ônibus e o/a motorista me desejar bom dia/tarde/noite.
Eu adoro sair para dançar e voltar para casa a pé.
Eu adoro caminhar pelas ruas e achar algo novo, mesmo tendo passado diversas vezes por ela (ok, no inverno pode ser diferente ahahahah),
Eu adoro ouvir a conversa das pessoas. Elas falam inglês e eu to aprendendo!
Adoro as cores da cidade, as tonalidades das árvores, do céu e do mar.
Adoro pegar o Skytrain e ver a cidade do "alto".
Adoro sair (bem) mais cedo para ir para a escola e dar um pulinho em Coal Harbour. So para me sentir (mais) abençoada!
Mas.... não gosto de olhar no calendário e perceber que JÁ se passaram dois meses.
Não gosto de não ter a minha família aqui perto. Mto menos não ter meus amigos aqui.
Não gosto de sentir dor nas pernas e nos pés de tanto andar... mas essa dor eh pq eu vi coisas bacanas... então...
Não gosto do fato de não ter achado O chocolate quente preferido. Mas to procurando.
Eh assim... parte dos meus dias... Dos meus momentos!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Um dia com tedio...

Estava sem o meu computador por quase 3 semanas. Escrevi esse texto quase no inicio do mês. Como tudo está em seu devido lugar (digo o pc), resolvi postar mesmo assim. Afinal de contas, esse eh o lugar mais lindo, o que me tras uma paz constante quando vou lá.

Eu estava completamente entediada nesse último domingo. Já tinha lido, dormido, comido, usado a internet, assistido tv... O que mais eu podia fazer...
Tinha parado de chover e essa era uma ótima oportunidade para dar uma arejada.
E foi o que eu fiz. Sem pretenções de ir muito longe, apenas com a chave de casa e o Ipod carregado fui dar uma volta no bairro. Sai mesmo sem rumo.
E ao me deparar com várias opções... decidi pelo novo e lá fui eu conhecer mais uma rua de Vanvouver.

Cruzei a avenida de casa e dois blocos pra baixo eu tive uma surpresa maravilhosa.

COAL HARBOUR.


Digamos que esse lugar seja continuação melhorada do Canadá Place, que é um grande centro de exposições. Melhorada porque o lugar eh muito mais. Seja lindo, calmo com uma vista de tirar o folego. Na verdade no começo você não sabe muito bem pra onde olhar: De um lado está o Stanley Park, do outro lado está North Vanvouver....
Ou seja... complicado mesmo ter uma opinão formada em tão pouco tempo.

Continuei minha caminhada e achei uma monumento "histórico- esportivo". A tocha da última Olimpíada de Inverno. E para chegar perto dela você sobe uma passarela e a vista vai melhorando cada vez mais. Incrível. Tão perto de casa, tão perto da escola e eu nunca tinha imaginado um lugar tão lindo como esse.

Resolvi ir para o Stanley parque (direção oposta a qual eu estava caminhando). Na volta, portanto, achei um caminhozinho no meio do parque e resolvi dar uma relaxada. Sentei ali por 10 minutos mais ou menos apenas para admirar o que estava vendo, acompanhar o movimento de turista e o sobe e desce dos hidro aviões.

Não queria ir embora, mas ao mesmo tempo queria andar muito. Então segui meu caminho.

Chegando ao Parque tive que tomar algumas decisões: qual melhor caminho seguir? Já que eu tinha resolvido não traçar nenhum caminho, resolvi seguir o fluxo das bikes e patins. e fui margeando o parque e consequentemente fui ficando de frente com o lugar que eu tinha recém descoberto.

E assim fui. Seguindo e descobrindo diversas árvores, folhas, esquilos, pessoas de diferentes nacionalidades. Eu estava ansiosa demais para parar de andar. Queria andar rápido para ver tudo. E confesso que eu tinha um objetivo:
Avistar a Lions Brigde (pelo menos). E sim, meu objetivo foi alcançado. Não cheguei perto dela, porque eu já estava andando por mais de duas horas, não havia trazido nem água. (sem contar o não preparo físico... rsrs)e eu estava começando a ficar com fome. Era hora de voltar.

Comecei a cortar caminho e achei (mais uma ótima e necessária descoberta) o Aquário! Eu não entrei, mas definitivamente fiquei mais realizada do que eu já estava.

Voltei para casa beeem cansada. Alternei caminhadas de passeio ao shopping com caminhadas com pressa para não chegar atrasada... Mas voltei muito feliz. Feliz por ter transpirado,por ter tirado a nhaca que estava querendo me dominar.

E se eu tiver que colocar ou atribuir uma "lição" para esse dia: sempre que você passar por um lugar muito lindo, olhe para trás:

As vezes a vista é tão linda quanto. E seguindo meu aprendizado fiquei maravilhada com cada novo ângulo descoberto.

Vancouver é definitivamente uma cidade linda.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Carinho...

Tenho andado bem carente de colo de familia mesmo. Tenho sonhado com meus pais, meus irmaos, meus tios, avos...

Eh saudade das grandes....

Hj mandei um email pro meu pai, dizendo o quanto eu o amava, sentia falta e etc. No mes que vem ele e minha mae irao para a Europa. Para quem conhece a historia da minha familia sabe que nao eh um luxo, mas um direito depois de anos de mto trabalhos, sacrificio e dedicacao.

Sinto-me triste por perder nao estar vendo a ansiedade do meu pai e o 'temor' da minha mae. Meu pai deve fazer aquela cara de crianca travessa srsrs.

Tenho consciencia de que nada eh para sempre e que estou aqui por opcao. Entao lidar com essas coisas, essas 'perdas' faz parte. Para ambos os lados. Por mais que a gnt se fale todo o dia.... faco mto mais coisas do que as palavras podem processar.

Vou colocar o email do meu pai aqui. A resposta dele me fez chorar. E me fez ler em duas partes. Da mesmo forma esta sendo escrever esse post.

Mas vamos la:

Oi, filha.

Vc sabe como é em casa, tudo meio não planejado. O Thiago ia levar num dia, não foi, quando foi, nem fiquei sabendo.

Tá um pouco corrido. Estamos implantando uns módulos do sistema, as suas avós.

Estamos com saudades e sentimos sua falta, no aniversário do Thiago, nem teve foto.

Lógico que a viagem dá uma certa ansiedade, fico preocupado do que falta, mas acho que não falta nada. A última semana é que vai ser de arrepiar....

Qdo vc vai para as Montanhas?

Não quero ficar pensando o que vc está passando, por que não vai coincidir, por isso, penso que vc está se divertindo muito, feliz, sem problemas, conhecendo coisas e pessoas.

Aproveite e que Deus te abençoe. Não pense que não estamos ligando p’rá sua vida. Te amamos muito. Esse vazio tem que ser preenchido com a satisfação de vc estar aí e ‘amanhã’ vc estará de volta. Hoje é passageiro, é experiência de vida e que experiência, não é p’rá qq um e poucos tem essa oportunidade. Olha qta história...

bjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbjbj

Eu amo meu pai.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dias dos Pais.

Estou longinho de casa... Mas hj falei com meu Dad pelo telefone.

Feliz dia dos Pai, Sr. Joao.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Meios de transporte

Uma das coisas que mais de deixou impressionada aqui foi exatamente isso (me lembrei da epoca da escola quando a professora ensinava sobre...)
Enfim, eh uma verdade que aqui isso funciona muito bem. Eu adoraaaava pegar o busao logo cedo pra ir pra escola, desejar bom dia ao motorista, ver Granville Island e Stanley Park ao fundo.. ai.. bela maneira de comecar bem o dia.
O onibus em si eh muito diferente do que circula em SP. Ele nao tem degrau algum pra vc subir. Ao contrario, pelo fato de ser TODOS adaptados para cadeirantes: ele sobe e desce para facilitar a entrada e saida e tambem facilita a vida dos idosos.
Soh por esse aspecto da para perceber que aqui o ser humano eh mto valorizado.
Nao ha cobrador, nem catraca: Ou vc mostra a sua carteirinha que eh como um passe que vc compra no comeco do mes, ou voce coloca na maquininha CAD$ 2.50 (mto mais caro que no Brasil), ou vc compra um "book" com 10 passagens. *
(mas se vc nao tiver todo o dinheiro... e o moto estiver de bem com a vida - o que nao eh dificil- ele deixa vc entrar) .
Com essa passagem* vc tem uma hora para fazer baldiacao com outro onibus ou com o Sky Train, caso seja necessario.
Esse Sky Train eh um caso a parte. Eh como se fosse o metro, mas eh na superficie. Nao tem 'motoroista'. e sao poucos vagoes, mas o tempo de espera eh curto.
Eu so usei umas 3 vezes e confesso que em duas eu nao paguei. E eh simples: nao tem catraca!!!!! Eu sei que isso eh feio, mas foi mais forte do que eu. E eu tambem, de verdade, nao sei bem como usar... tipo eu tinha o passe mensal.. achei que era o suficiente, in fact... nem sei se eh: como eu disse: nao sei usar e ponto.
Ainda tem o Canada Line (que dizem ser muito chique) e o Seaboat. Prometo utilizah-los para contar depois!!
Ahhh! Voltando para os onibus: aqui o povo adora uma bike. Entao, se vc quiser pegar o onibus com ela sem problema. Na parte dianteira, pelo lado de fora, existe um suporte espeficico para isso.
O motorista (e os passageiros) esperam tranquilamente. Sem pressa alguma. Alias, pressa aqui nao existe....

(Deve ter algum (ns) erros de portugues, e nao tem acento pq nao to no meu pc... portanto releve!!)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

1 mês depois...

O salto é positivo como já antecipei no post anterior.
E sabe o que há de novo por aqui?
Mudei de casa.
Funciona assim: Paguei por um mês de homestay. E pronto. Esse um mês acabou.
Umas duas semanas antes eu comecei a procura onde morar e acredite: aqui tem e meio que vale tudo: Até a dependência de empregada eh alugada rsrsrs
Coloquei como prioridade estar perto do centro: não tenho gastos com condução, pq tudo meio que acontece por aqui.
Depois de ver alguns lugares caros e horrendos, achei um lugar não barato, mas com um ótimo custo benefício. Eh uma nova homestay e tenho as 3 refeições por dia. E o melhor: 10 minutos da escola: A PÉ.
Os novos hosts estão sendo muito legais comigo. Pelo menos tenho uma sensação de liberdade que na outra casa eu não tinha:Eu explico.

A sensação que eu tinha na outra casa é que a Rainha ia chegar a qualquer momento. Td em ordem (numa ordem que eu não me sentia confortável). Cheio de regras.. mas que só valiam quando a dona estava a fim de jogar... Enfim.. eh difícil de explicar.
Nessa nova casa, recebi de cara a chave. Na outra isso so aconteceu dias depois da minha chegada (vale lembrar que na outra tinha um sistema de alarme que até hoje eu não fui informada de como funcionava... e por duas vezes eu abri a porta e o alarme disparou, deixando-me mto constrangida perante os vizinhos....
Nessa nova eu ouço mtas vezes ao dia: "HELP YOURSELF". E estou mmo me sentindo confortável para fazer isso.
Mais uma nova fase que está tomando conta de mim e da minha vida.
Ponto negativo para meu computador que não quer aceitar a internet da casa....
Tudo bem! Faz parte e não irei morrer por conta disso. Afinal de contas... tenho TV no meu quarto... rsrs